Projeto “GEO_FPI” sobre a Faixa Piritosa Ibérica arranca as suas atividades e apresenta a magnateca e a litoteca

No âmbito das atividades de lançamento do projeto 0052_GEO_FPI_5_E, no dia 19/06/2017 celebrou-se a primeira reunião da parceria na sede da Consejería de Empleo, Empresa y Comercio de la Junta de Andalucía em Sevilha e, posteriormente, no dia 27/06/2017 realizou-se a jornada de divulgação sobre a Magnateca e a Litoteca do IGME, no Salão de Atos da Fundación Gómez Pardo de Madrid.

 

O projeto GEO_FPI (Observatório transfronteiriço para a valorização geo-económica da Faixa Piritosa Ibérica), com um orçamento de 1.156.070,40€ e uma duração estimada de 2 anos, foi aprovado no âmbito da primeira convocatória POCTEP 2014-2020. O Instituto Geológico y Minero de España (IGME) lidera este projeto, no qual participam também a Dirección General de Industria Energía y Minas de la Consejería de Empleo, Empresa y Comercio de la Junta de Andalucía (España) e, por parte portuguesa, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e a Câmara Municipal de Aljustrel (CMA).

 

A Faixa Piritosa Ibérica (FPI) é uma das áreas metalogenéticas mais importantes do mundo, estendendo-se entre Espanha e Portugal pelas regiões de Huelva, Sevilha, Algarve e Alentejo. O projeto, promovido por organismos públicos, visa criar uma rede de consulta pública que concentre e harmonize a informação existente sobre a FPI. Este objetivo será reforçado com a criação de cartografia geológica à escala 1:200.00 desta área transfronteiriça.

 

Pretende-se assim realizar atividades focadas na valorização e promoção das litotecas de Peñaroya (IGME) e de Aljustrel (LNEG), enquanto centros tecnológicos que albergam importantes recursos para o desenvolvimento do conhecimento sobre a Faixa Piritosa Ibérica.

 

O projeto trará benefícios tanto para o sistema científico e tecnológico como para os organismos públicos de gestão territorial e tecido empresarial de setores tão diversos como o mineiro, ambiental, geoturismo, construção, hidrogeología, etc..

 

APRESENTAÇÃO DA MAGNATECA E DA LITOTECA

 

Na jornada de divulgação do passado dia 27/06/2017 em Madrid, o IGME, lider do projeto GEP_FPI, apresentou as suas Infraestruturas Especiais: a Magnateca e a Litoteca, que são centros de informação e conhecimento especializado em investigação geológica e mineira.

 

O ato contou com a intervenção do Diretor do IGME e de técnicos responsáveis de ambas infraestruturas, que descreveram as características das mesmas, as suas origens e os serviços que oferecem à comunidade científica, pública e privada, e à sociedade em geral.

 

A Magnateca é formada pela coleção de amostras de rochas, sedimentos e fósseis que foram recolhidos e analisados para a elaboração do Mapa Geológico de Espanha a escala 1:50.000 (MAGNA), entre os anos de 1971 e 2003. Conta nos seus fundos documentais com mais de 260.000 amostras petrológicas e paleontológicas de todo o território espanhol, o que a converte no arquivo mais completo e representativo da geologia de Espanha. Esta coleção está disponível para consulta e análise por parte da comunidade científica, empresas e sociedade em geral.

 

A Litoteca, é uma infraestrutura que preserva, classifica, gere e difunde informação pétrea e documental proveniente de furos de sondagens e levantamentos geológicos ou outras compilações de amostras científicas singulares. A sua coleção de amostras, com mais de 12.400 unidades, contém cerca de 220.000 metros de testemunhos continuos e aproximadamente 2.000.000 metros lineares representados por rípios (fragmentos). A instalação situada na localidade de Peñarroya (Córdoba, Espanha), dispõe também de um acesso online,  através da web do IGME, que permite realizar consultas e efetuar pedidos de serviços.

 

Neste projeto ocupam especial relevância as atividades de comunicação relacionadas com a Litoteca do IGME, já que um dos principais objetivos é promover a atividade e difusão dos Centros Tecnológicos que constituem as Litotecas do IGME e do LNEG, com a valorização de importantes recursos científicos e materias difíceis de obter.

Newsletter

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

POCTEP Contacts

Contacts 2014-2020 | Contacts 2007-2013

  • programa@poctep.eu
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz (Spain)