• O POCTEP e os seus projetos têm recebido vários prémios graças à sua participação no Interreg Cooperation Day; quer participar?
  • Se, no âmbito do seu projeto POCTEP, estiver previsto um evento para setembro e desejar participar, contacte o Secretariado Conjunto (SC) POCTEP.

 

Todos os anos, na segunda quinzena de setembro e por ocasião do Dia da Cooperação Interreg (anteriormente Dia da Cooperação Europeia ou EC Day), em 21 de setembro, mais de 80 programas Interreg organizam eventos locais para aumentar a visibilidade dos projetos de cooperação europeia e o seu reconhecimento entre a cidadania.

Neste contexto, o Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) incentiva as entidades beneficiárias a aderirem a esta iniciativa, organizando ações de divulgação que ilustrem o impacto dos projetos no território.

 

 

Prémios recebidos

Os projetos POCTEP podem unir-se às comemorações do Interreg Cooperation Day e, de facto, o Programa tem um historial de sucesso neste sentido: em 2022 o POCTEP foi premiado graças à participação dos projetos e recebeu a distinção “Melhor envolvimento de projeto”, e em 2023 o projeto COOP_ACT (Eurocidade Cerveira-Tomiño) recebeu o prémio de evento mais concorrido.

Concursos de fotografia online, “open days”, eventos ou exposições online de divulgação de resultados, encontros escolares, ações com meios de comunicação, apresentações musicais ou ações simbólicas de plantação de árvores são alguns exemplos de eventos realizados pelo Programa em edições anteriores. Se no âmbito do seu projeto estiver prevista ou for possível a celebração de um evento em setembro / outubro deste ano, poderá enquadrá-lo no Dia da Cooperação Interreg.

 

 

Tema do ano: «Os valores da UE superam fronteiras»

Em 2024, a campanha pretende lembrar à população os progressos alcançados pela União Europeia na eliminação das barreiras físicas e mentais entre os países, garantindo os valores da UE e a igualdade de oportunidades. Trata-se de celebrar as histórias de como o Interreg funciona em escalas maiores e menores em todo o continente para tornar as fronteiras irrelevantes na nossa vida quotidiana.

O público-alvo é o público em geral e o objetivo é dar visibilidade às ações dos projetos de cooperação em áreas relacionadas com a igualdade de acesso à educação, à saúde e ao trabalho, bem como construir relações comunitárias inclusivas.