No dia 14 de setembro de 2024, a Eurocidade do Guadiana celebrou o Dia da Cooperação Interreg (anteriormente Dia da Cooperação Europeia) com música ao vivo. Concretamente, com um concerto organizado pela Orquestra do Algarve e a decorrer em Ayamonte com a colaboração da AECT e dos três municípios que compõem a Eurocidade, bem como da CCDR Algarve.

O Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) apoiou a criação e consolidação da Eurocidade do Guadiana no âmbito do projeto 0592_EUROGUADIANA_2020_5_ELaboratorio europeo de gobernanza transfronteriza: Eurociudad del Guadiana 2020 cofinanciado em 75% pelo FEDER durante o período 2014-2020.

 

Orquesta do Algarve

A Orquestra do Algarve, composta por músicos de catorze nacionalidades, tem uma intensa actividade concertística e actua durante todo o ano com importantes maestros e solistas.

Neste caso serão as irmãs de renome internacional Kristine e Margarita Balanas. Nascidas na Letónia, as jovens cresceram num ambiente musical em que rapidamente se revelaram virtuosas: Kristine no violino e Margarita no violoncelo, assumindo recentemente o papel de professora de destaque trabalhando com Paavo Järvi. Neste programa brilha o concerto para violino de Beethoven, numa actuação que será certamente inesquecível para o público dada a cumplicidade entre solista e professor.