30-31 de octubre: I EUROACE Ecodesign Meeting (proyecto DEGREN)

 

O I EUROACE Ecodesign Meeting (I EEM) é um evento destinado ao encontro de mentes inovadoras da Região EUROACE comprometidas com a sensibilização do ECODESIGN e das oportunidades que este oferece para a melhoria da competitividade empresarial, e com a promoção de ações para o seu desenvolvimento nas regiões de Extremadura, em Espanha, Alentejo e Centro, em Portugal do ponto de vista da inovação e da troca de ideias.

No I EEM serão apresentadas ideias e oportunidades para os agentes do território EUROACE: No primeiro dia, 30 de outubro, terá lugar o DEGREN Ecolab, um evento dinâmico com iniciativas inovadoras relacionadas com o ECODESIGN e no segundo dia, 31 de outubro, serão discutidas as tendências atuais ligadas ao ECODESIGN.

O formulário de inscrição e o programa do evento estão disponíveis neste link.

 

DEGREN: Centro de Ecodesign da Região EUROACE

DEGREN o acrónimo do Projeto que significa: Centro Transfronteiriço de Inovação Empresarial em Ecodesign na EUROACE – Design & Green ENgineering.

Esta cofinanciado pelo FEDER a través do INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, com forte aposta na promoção do ECODESIGN no contexto da EUROACE.

 

Ecodesign_A sustentabilidade como base para o desenvolvimento

O ecodesign, conhecido também como design ecológico ou design para o meio ambiente, define-se, segundo a norma ISO 14006, “Sistemas de Gestión Ambiental. Directrices para la incorporación del ECODISEÑO”, como “a integração de aspetos ambientais no design e desenvolvimento do produto com o objetivo de reduzir os impactes ambientais adversos ao longo do ciclo de vida do produto”. O ecodesign não pretende, portanto, modificar o processo de design industrial dos produtos e/ou serviços, mas complementá-lo introduzindo o meio ambiente como mais um fator de peso para as tomadas de decisão durante o processo de desenvolvimento de produtos.

Um fator chave importante do ecodesign é o enfoque no Ciclo de Vida. Trata-se de considerar as interações de todas as etapas da vida do produto desde a extração de matérias-primas, fabricação, distribuição e uso, até à fase de fim de vida. Para o desenvolvimento de um bom produto é imprescindível que desde o primeiro momento se contemplem as interações existentes entre todas as etapas da sua vida. Isto permite ter um maior conhecimento do próprio produto, conhecer onde estão os seus maiores impactos ambientais, visualizar as possíveis transferências de cargas ambientais de uma etapa para outra e poder optar pela alternativa que reduza o impacte ambiental global.

A importância de incorporar a variável ambiental desde a fase do projeto é fundamental, pois estima-se que 80% dos impactos ambientais de todo o ciclo de vida dos produtos sejam determinados durante a fase de projeto.

O bom design e desenvolvimento de produtos/serviços na indústria é essencial para a própria empresa e para a competitividade das empresas. Portanto, a integração do ecodesign como padrão de qualidade ambiental pode proporcionar vantagens competitivas substanciais para uma organização.

Newsletter

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

POCTEP Contacts

Contacts 2014-2020 | Contacts 2007-2013

  • programa@poctep.eu
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz (Spain)